top of page
Blog da Dondolle

Gelato natural: tudo o que você precisa saber antes de consumir

O gelato natural é uma sobremesa italiana que conquistou o coração dos brasileiros e nesse artigo você vai descobrir tudo sobre essa delícia gelada! De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o setor de sorveterias e gelaterias movimenta mais de R$13 bilhões por ano no Brasil. Com uma seleção completa de sabores, de mirtilo à cupuaçu, o gelato natural mantém a característica artesanal da produção e proporciona uma experiência única a seus visitantes.


Variedade é o que não falta quando se fala em gelato natural. Além de existir diversos sabores, ele também é mais saudável e possui sabor mais concentrado do que outras opções comuns.


Não é à toa que vimos um crescimento considerável de gelateria em torno do Brasil e se tornou queridinho dos brasileiros.


Mas qual o segredo desse sucesso? Nesse texto você vai descobrir o que é o gelato natural, a diferença dele para o sorvete industrializado e as vantagens de se optar por um produto artesanal.

O que é o gelato natural?

O tripé sabor, saúde e frescor é o que forma a fórmula perfeita de um verdadeiro gelato natural.


O gelato é uma sobremesa de origem italiana, com uma consistência mais firme e sabores variados, que se tornam únicos pela baixa quantidade de gordura.

O segredo que diferencia as gelaterias artesanais se resume à altíssima qualidade dos seus ingredientes e a excelência com os processos de fabricação do produto. Além da receita italiana, também encontramos outras, como a francesa, conhecida como “crème glacée”.

A receita que tem como ingredientes principais a água, o açúcar, o leite e o sabor escolhido, encontra seu equilíbrio a partir do teor de água e de açúcar. O ar e a temperatura na qual o gelato natural é servido também são outros pontos importantes no processo.


Como o gelato natural é feito?


Todo o processo de produção do gelato natural busca preservar a integralidade da matéria-prima, explorando seu máximo potencial em sabor e textura.


Passo 1

Depois de encontrar a receita perfeita, é feita a dosagem de matérias-primas e ingredientes frescos, com alta qualidade. A origem dos ingredientes possibilita que a qualidade do gelato seja sempre mantida.


Passo 2

Inicia-se a emulsão e homogeneização dos ingredientes em um processador.

Passo 3

A etapa da pasteurização e o resfriamento acontecem de forma simultânea, sendo uma no cilindro superior e outra no cilindro inferior. O cilindro inferior é responsável por resfriar e congelar a mistura até a finalização do processo.


Passo 4

Para finalizar, aplica-se um ultracongelamento, para garantir a boa aparência e textura do produto, além da conservação para a exposição na vitrine.


Apesar da padronização do processo, cada fábrica ou gelateria possui suas particularidades e segredos para um gelato natural perfeito.


Quais diferenças para o sorvete industrializado?


Para entender as diferenças entre o gelato natural e o sorvete industrializado, você pode observar alguns itens:


Aparência

Pelo fato de o gelato natural ser feito com ingredientes naturais e frescos, ele se diferencia em textura, com uma base mais natural e pouco resistente a baixas temperaturas.


Cremosidade

Por ter mais ar em sua base, o gelato artesanal é também mais cremoso, porém de forma mais natural, diferente dos sorvetes industrializados que adotam o uso excessivo de espessante.


Até as máquinas podem influenciar na cremosidade da receita, pois quanto menos ar, menos gordura e menos açúcar são utilizados.

Validade curta

O gelato natural não leva conservantes, por isso sua validade é de apenas quatro dias, no máximo.


Já o sorvete industrializado pode ser armazenado por um longo período de tempo, devido aos processos químicos da fabricação.


Isso prova que o gelato natural é bem mais saudável para o consumo, garantindo uma experiência pura e agradável ao paladar.


Ingredientes

Enquanto o sorvete industrializado tem espessantes, estabilizadores, emulsificantes artificiais, corantes e gordura hidrogenada, o gelato natural não leva nada disso.


A quantidade de gordura presente nos gelatos fica entre 6% a 10%, enquanto nos industrializados podem chegar a 15%.


Além disso, todos os ingredientes usados para fabricação do gelato são frescos, selecionados com muita criteriosidade e adquiridos através de fornecedores de procedência e comprometidos com a qualidade.


Cor

As cores vibrantes do gelato artesanal são obtidas através da própria matéria-prima, não usando sequer 1% de corante químico. Diferente do sorvete comum, que tem nos corantes os responsáveis por deixarem as massas com aparência mais atrativa e semelhante ao ingrediente base.


Sabor

O sabor do gelato natural se contrasta devido a sua leveza, intensidade e pureza.


Por dispensar elementos químicos, usando ingredientes reais e de altíssima qualidade, o sabor do gelato se apresenta mais marcante e agradável.


Temperatura

O gelato natural também é menos gelado. Isso porque devido a quantidade de ar, ele permite uma refrigeração de até -12°C, enquanto o sorvete comum pode chegar até a -20°C.


É por esse fator que o gelato natural não provoca aquela sensação de ‘cérebro congelando’.


Por que optar pelo gelato natural?

Além da excelente qualidade, o gelato natural permite a fabricação de sabores variados, muitos diferente de qualquer sorveteria comum que você já tenha visitado.


Sem falar na cremosidade na medida e a garantia de um consumo mais saudável. Existem sabores que contemplam várias restrições alimentares: sem lactose, veganos, sem glúten, entre outros.


Com qualidade mundialmente reconhecida, o gelato natural proporciona uma explosão de sabores, com ingredientes frescos e saudáveis.


Grande parte das nutricionistas não recomendam os sorvetes industrializados pelos altos índices de açúcar e gordura trans, além dos aromatizantes e corantes.


Um gelato natural abarca todas as vantagens possíveis para consumi-lo. O ponto principal é que ele é saudável, ou seja, pode comer sem culpa!


O gelato natural tem em sua base um bom nível de atividade antioxidante total, que tem a função de neutralizar a formação de radicais livres.


Esses radicais livres são substâncias nocivas, que causam envelhecimento precoce e aparecimento de doenças.


Além disso, também tem uma ótima capacidade de nutrição, graças aos seus minerais como cálcio e fósforo e vitaminas A, B2 e C.


Sobre a Dondolle Gelateria Natural

A tradicional receita do gelato italiano, com um toque especial da nossa fábrica! São mais de 30 sabores, produzidos a partir de ingredientes frescos e cuidadosamente selecionados.


Na Dondelle Gelateria Natural você encontra gelato natural fresco todos os dias. Sem adição de gordura hidrogenada vegetal, corantes, conservantes ou aromatizantes.


Nosso objetivo é garantia uma experiência única, sendo palco para sua felicidade.


Siga a Dondolle nas redes sociais!

518 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page